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Retrato de Muybridge |
Com a o desenvolvimento da Fotografia na segunda metade do século XIX umas das invenções mais importantes após o daguerreotipo é o zooprasxiscópio. Invento criado pelo fotógrafo Eadweard Muybridge proporcionou pela primeira vez a imagem de objetos em movimento, usado inicialmente para estudos de movimentos de animais, máquinas e seres humanos.
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Imagem criada pelo zoopraxiscópio |
Mas a grande invenção de Muybridge foi superada pelo cinematógrafo dos irmãos Lumière. Essa invenção permitia a criação de diversos fotogramas de uma uma cena em movimento, posteriormente a imagem esses fotogramas eram projetados em uma parede, criando a ilusão de movimentos proporcionada pela velocidade de movimento dos fotogramas que possuem imagens estáticas, isso graças a persistência retiniana que cria a ilusão de ótica fazendo com que imagens estáticas passem a "ter movimento" se postas em sequência superior a dezesseis quadros por segundo. Com essa invenção os irmãos Lumière passaram a produzir pequenos filmes relacionados a vida cotidiana, apesar da simplicidade suas produções fizeram grande sucesso, com a reção das pessoas diante da projeção de uma locomotiva que se movia em direção ao público ficou mais do que claro que aquele seria a maior novidade desde a invenção da fotografia.
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Irmãos Lumière |
Vendo as potencialidades do cinematógrafo dos irmãos Lumière, o ilusionista Georges Méliès desejou comprar o aparelho para utilizá-lo em seus espetáculos, com a recusa dos irmãos diante da oferta de Méliès este se viu obrigado a comprar um aparelho semelhante de Robert William Paul. Méliès passou a explorar as possibilidades do aparelho, inserindo em suas apresentações, registrando apresentações a criando modificações nas imagens, criando efeitos ilusórios nas imagens, suas produções criavam uma outra realidade para os espectadores, que podiam compartilhar de narrações como "A viagem a Lua". Enquanto as projeções dos irmãos Lumière foram conhecidas como os primeiros documentários da história do cinema, as criações de Méliès ficaram conhecidas como as primeiras produções do cinema de ficção.
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Cartaz para divulgação dos filmes dos irmãos Lumière |
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Cartaz de "A Viagem a Lua" de Méliès |
Durante o século XX o cinema passou por diversas transformações, passou a ser uma forma de entretenimento e propgação da cultura, como também foi um veículo da propagação de ideologias políticas e modos de vida. Com a criação do cinema sonoro as produções passaram a reproduzir festas, bailes, guerras, com maior semelhança a realidade.
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Cartaz do filme "O Nascimento de uma Nação" de D. W. Griffth |
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Cartaz do filme "O encouraçado Potekin" de Serguei Eisenstein |
O cinema digital iniciado no final do século XX e desenvolvido no inicio do século XXI passou a proporcionar o que é chamado de cinema 3D, onde o uso de óculos especiais criam a ilusão ótica que proporciona a sensação de volume na imagem projetada na tela. Outras invenções vão surgindo, como o 4D em que as poltronas do cinema se movimentam de acordo com imagens do filme, mas ainda são novidades que não abrangem grandes proporções e talvez não passem de experimentos.
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Cena do filme "Alice no país das maravilhas" de Tim Burton |
Desde os inventos que proporcionaram sua criação no fim do século XIX, o cinema passou por diversas transformações e inovações técnicas e estéticas, mas nunca deixou a sua essência de proporcionar aos seus espectadores a vivência de uma realidade que se faz presente ao longo de uma projeção.
é verdade
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