sábado, 30 de março de 2013

Poster: Palavra, imagem, arte e comércio

Como vimos no post anterior, a reprodução e difusão de imagens passou a se tornar maior no século XIX graças aos avanços tecnológicos alcançados na área grafica. A utilização da litografia pela industria e comércio para veiculação de propagandas e anúncios proporciou  criação de um veículo eficaz de divulgação de imagens: o cartaz.
Champfleury – Les Chats, cartaz de Edouard Manet

Moulin Rouge: La Goulue-
Toulouse-Lautrec
Em Paris, o artista Toulousse-Lautrec que retratava a boêmia da cidade no fim do século XIX passou a utilizar tecnicas da litografia em peças que reproduziam o cotidiano da cidade e também que serviam para anunciar acontecimentos como, inaugurações de exposições, estréia de espetáculos ou anuncios de roupas e bebidas. Neste mesmo período um Jules Cheret cria cartazes com maior elaboração e com um carater mais apelativo e que publicitário, suas composições exibiam belas mulheres, formato que causava impacto e chamava atenção do público para a mensagem a ser transmitida, com as transformações da capital francesa os cartazes passam a fazer parte da paisagem urbana, tornando-se peças publicitárias eles anunciam produtos, serviços, marcas e eventos.

Poster de uma exposição- Lissitzky


Além dos fins publicitários, o cartaz no século XX passa a desempenhar o papel de de propagação ideológica. Tanto nos Estados Unidos quanto na União Soviética, os cartazes com finalidade política ganham espaço e contam com o desenvolvimento do design. El Lissitzky foi um dos nomes mais eminentes do design soviético.


A produção de cartazes também se popularizou graças ao crescimento da industria cinematográfica. Para promover as produções, os cartazes eram fixados nas entradas do cinema e em regiões de grande movimentação, propagando as novidades que os espectadores poderiam conferir nas salas. O cartaz de cinema se tornou uma tradição, existem diversos colecionadores desse segmento artístico.
Poster do filme "Pulp Fiction" de Quentin Tarantino


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