sábado, 30 de março de 2013

A gravura e a reprodução da imagem

Como vimos no post anterior, a fotografia se tornou no século XIX a técnica de produção de imagens mais importante inventada pelo homem, por conta de sua fidelidade a imagem reproduzida e a velocidade de produção ela acompanhou os avanços tecnológicos o que melhorou o desempenho e velocidade de produção das fotografias.

Mas antes da fotografia existiam outros meios de produção de imagens, que permitiam a sua reprodução proporcionando diversas cópias do mesmo original, esses meios eram a xilogravura, a gravura em metal e a litogravura.

Origens e histórico

A Xilogravura, é a técnica de gravura mais antiga, possui origem chinesa, datando as primeiras obras no século VI, e consiste no entalhe da imagem na madeira afim de reproduzir essa imagem através do processo de impressão.
Rhinoceros- Albrecht Dürer
No ocidente a xilogravura florece a partir do século XV, acompanhando o surgimento da imprensa, nesse período nome que mais se destaca entre os artistas é o de Albrecht Dürer ( 1471-1528),  Nuremberg sua cidade natal acabou se tornando em sua época o centro de produção e desenvolvimento de técnicas de gravura para ilustração de livros, além da xilogravura também desenvolveu trabalhos com a gravura em metal, cuja gravação no metal é produzida com buril.
A gravura européia passa por uma grande transformação durante o século XVIII com a chegadas das gravuras japonesas a cores. Tempos depois, Alois Senefelder desenvolve a técnica de litogravura, que consiste na acumulção de óleos e água sobre a pedra para a gravação da imagem. O utilizador da litogravura mais produtivo foi Gustave Doré (1832-1883), que com essa técnica ilustrou mais de cem obras literárias clássica.

Cocytus- Gustave Doré
"Embaixadores- Aristide Bruant" Toulouse- Lautrec

As técnicas de gravura foram utilizadas no século XIX pelas vanguardas artisticas que exploraram sua linguagem em muitas obras de artistas de renome como, Renoir, Cézanne, Toulouse-Lautrec e Picasso. Além da arte, a litografia exerceu papel fundamental na difusão da imprensa e de cartazes de comunicação na Europa.






 Gravura Brasileira
A Espada e o Dragão- Gilvan Samico
A gravura no Brasil possui a herança européia devido as ligações com Portugal. Seus maiores representantes são os artistas ligados a literatura de cordel como, J. Borges e Gilvan Samico, que possuem como influências a cultura popular nordestina.




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